Número total de visualizações de páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

FREI LUIS DE SOUSA - ACTO I

Cena I – monologo de Madalena

Madalena lê Os Lusíadas, no episódio de Inês de Castro. Compara-se Inês mas sente-se mais infeliz porque os terrores contínuos, os medos não a deixam viver um único instante de felicidade, nem sequer breve… A linguagem e emotiva.

Cena II – Madalena e Telmo

Telmo conversa com Madalena e aflige-a com recordações do passado. Nesta cena, todas as personagens são apresentadas:
  • Manuel de Sousa surge desvalorizado em relação a D. João de Portugal.
  • Maria é sempre caracterizada positivamente – curiosa, compreende tudo, formosa, bondosa, viveza de espírito.
  • Telmo – escudeiro valido e fiel, familiar quase parente… Cheio de agoiros e pressentimentos.

Estrutura-se, nesta cena, uma analepse, onde as personagens recuam 21 anos – batalha de Alcácer Quibir (1578), mais sete anos de busca (1585) -  2º casamento de Madalena, nascimento de Maria mais um ano (15999 – presente da acção.

Telmo confessa-se um crente no regresso de D. João e justifica a sua credulidade pelas palavras de uma carta escrita por d. João, onde esta garantia que “vivo ou morto” haveria de voltar.

Madalena pede a Telmo que não fale a Maria em assuntos relacionados com a batalha e D. Sebastião… e ele promete que o fará.

Madalena está preocupada com a demora de Manuel de Sousa que foi a Lisboa, é tarde e não aparece. Pede a Telmo que vá saber noticias junto de frei Jorge.

Cena III – Madalena, Telmo e Maria

Maria evidencia a sua cultura e gosto pela leitura. Pede a Telmo o livro da ilha encoberta… mostra-se uma crente no sebastianismo.

Madalena tenta levar a filha a não acreditar nem em fantasmas nem em fantasias do povo.

Esboça-se um pequeno conflito de Maria com o pai e com a mãe, pois ambos não aceitam ouvir falar do regresso de D. Sebastião. Tal causa estranheza em Maria.



Cena IV – Madalena e Maria

Maria não consegue entender nem compreender a perturbação e preocupação dos pais com ela.

D. Madalena não pode relevar a causa das suas preocupações…

Sem querer, Maria martiriza a mãe, afirmando que lê nos olhos, nas estrelas e sabe muitas coisas, mostrando-se portadora de uma forte imaginação.

Madalena não responde às questões da filha e tenta desviar de Maria, pedindo-lhe que fale do seu jardim.
  • As flores simbolizam a brevidade da vida.
  • As flores de Maria murcharam. Não será um presságio da sua morte?

Cena V – Jorge, Madalena, Maria

Frei Jorge traz a noticia de que os governadores saíram de Lisboa e querem vir hospedar-se na casa de Manuel de Sousa, a noticia é dada progressivamente.
  • Maria e Madalena reagem de formas distintas: Maria mostra-se entusiasmada, dá largas à sua imaginação, idealismo e patriotismo; Madalena revela alguma ingenuidade, é individualista e não revela qualquer sentido patriótico

Novos sinais da doença de Maria: ouve a voz do pai e percebe que vem “afrontado”


Cena VI – Jorge, Madalena, Maria e Miranda

Miranda anuncia a chegada de Manuel de Sousa / confirmação dos sinais da doença de Maria.

Madalena e frei Jorge ficam preocupados e destacam a agudeza do ouvido de Maria. Chamam-lhe “Terrível sinal”.


Cena VII – Jorge, Madalena, Maria, Miranda, Manuel de Sousa

É noite fechada.

Manuel de Sousa entra num tom precipitado e agitado, dando ordens aos seus criados. Algo estranho se passa e Madalena preocupa-se.

Manuel de Sousa usa o seu latim nas suas falas – personagem culta = estatuto social elevado.

Manuel de Sousa confirma as notícias trazidas por frei Jorge na cena V e anuncia que é preciso saírem imediatamente daquela casa.

Face a este anúncio, Maria reage de forma eufórica, intensa e patriótica; Madalena fica assustada e tenta contrariar Manuel.


Cena VIII – Madalena e Manuel de Sousa

Nesta cena contrasta a linguagem serena e decidida de Manuel de Sousa com a linguagem emotiva, hesitante e assustada de madalena.

Manuel mostra-se um herói clássico, racional, o homem presente, o patriota, de consciência limpa, nada teme e para ele não há razões que justifiquem não mudar para o palácio que fora de D. João.

Madalena age pelo coração, é modelo da heroína romântica, assustada, ligada ao passado cheia de pressentimentos e crente que vai morrer, infeliz, naquela casa.

Manuel de Sousa tenta chamá-la à razão e pede-lhe que atente na sua condição social, o ajude e apoie neste momento tão decisivo da sua vida.


Cenas IX e X – Todos

Telmo informa que os governadores desembarcaram.

Manuel de Sousa apressa ainda a mais a saída da casa e a mudança para o palácio de D. João.

Manuel pede a frei Jorge e a Telmo que levem Maria e Madalena


Cena XI – Quase monólogo. Manuel de Sousa, Miranda e outros criados.

Manuel refere o acontecido com seu pai e põe a hipótese de lhe acontecer algo semelhante. É uma prolepse ou antecipação da desgraça que irá acontecer.

Manuel de Sousa mostra-se um homem de valores intensos. Para ele, nada perdura, tudo muda, a vida é uma constante e eterna mudança, tudo é aparência…

Cena XII – Manuel de Sousa e criados, Madalena, Maria, Telmo e Jorge

Concretiza-se o incêndio.

Na impossibilidade de salvar o palácio, Madalena pede desesperadamente que lhe salvem o retrato do seu actual marido / prolepse / antecipação da separação…



RAUL-DE-CARVALHO-NUMA-CENA-DO-FILME-FREI-LUIS-DE-SOUSA.jpg

51 comentários:

  1. È bem, obrigado pela informação :o

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO

    ResponderEliminar
  5. E esquecime de fodasse fodasse fodasse fodasse fodasse fodasse fodasse fodasse fodasse fodasse fodasse fodassefodassefodasse fodasse fodasse fodassefodassefodasse fodasse

    ResponderEliminar
  6. Mas agora aseriomuito boa ajuda gostei imenso caralho xD

    ResponderEliminar
  7. mas agora aseriomuito feels mesmo funny down there XD

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada. Ajudou bastante, especialmente pelo facto de a análise interpretativa e comportamental das personagens ser feita ao longo do artigo, mas com especial cuidado de esta se encontrar embutida na ação propriamente dita, não descuidando assim a fidedignidade dos dados, relativamente à obra.

    ResponderEliminar
  9. muito obrigado ajudou imenso crl nos vamos fazer uma puta de um video que ate se vao rir fdp`s

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigado, foi uma boa ajuda!

    ResponderEliminar
  11. vcs sao todos uns fdps, mas ajudou imenso vou tirar um 20 fdd

    ResponderEliminar
  12. Para todos os que vieram por uma ajuda no teste de português em relação ao frei luis de sousa, lambei-me o cu hehe , fds caralho a tua mae tenho teste amanha estou tao fdd hehe leite da tua cota

    ResponderEliminar
  13. Só os bunch of retardados nos comentarios xD lmaoo coitadinhos

    ResponderEliminar
  14. PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTAPUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTAPUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTAPUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTAPUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTAPUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTAPUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTAPUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTAPUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTAPUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTAPUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTAPUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTAPUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTAPUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA CARALHO MERDA MAMAS PUTA

    ResponderEliminar
  15. obrigada!! isso foi uma grande ajuda

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pedro tenho teste daqui a 2 dias espero que ajude quero tirar mais de 18

    ResponderEliminar
  17. és ganda rei pedro ganda obrigado

    ResponderEliminar
  18. Estou-me a sentir tode nelson dps de ver isto

    ResponderEliminar
  19. Fiquei muito feliz com a informação dada pelo autor deste blog. Esta informação foi bem tratada e está bem organizada. Resumindo: MERDA MAMAS CARALHO FODASE MERDA MAMAS CARALHO FODASEMERDA MAMAS CARALHO FODASEMERDA MAMAS CARALHO FODASEMERDA MAMAS CARALHO FODASEMERDA MAMAS CARALHO FODASEMERDA MAMAS CARALHO FODASEMERDA MAMAS CARALHO FODASEMERDA MAMAS CARALHO FODASEMERDA MAMAS CARALHO FODASEMERDA MAMAS CARALHO FODASE

    ResponderEliminar
  20. puta merda. eu acho que nunca li algo tão ruim na minha vida, nem os livros de paulo coelho chegam nesse grau. uma pessoa que diz que escreve literatura e sai com uma pérola chauvinista dessas no seu livro - "Amor é mulher; sexo é homem" - é, fico pensando o que Kafka diria lendo isso, genial. esse livro nao diz nada com nada, enche linguiça em relação ao que seria amor e sexo de uma forma tão podre que eu senti vergonha de ler. querem saber a beleza e a suavidade do que seria sexo e amor? vão ler Nabokov e terão uma ideia do que, provavelmente, seria amor e sexo. e não dizendo que amor é casa com cerca e sexo mst. que bosta. tenho vergonha alheia, quem diz que esse livro é magnifico provavelmente deve ta começando a ler agora; e me refiro a literatura.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Merda de resumo filhos da puta do caralho esta merda nao serve para nada
    Claudia MArtinho Eu amo-te anda foder comigo nao vejo a hora de apalpar o teu cu

    ResponderEliminar
  23. AYO ACABEI DE VER O SITE A BATER 400MIL VISITAS 😎😎

    ResponderEliminar